Anúncio 02

ANUNCIE AQUI: SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!

10 sintomas e o que é Transtorno de Personalidade Borderline

 



As pessoas com borderline têm dificuldade para compreender a si mesmas e seus laços afetivos. Dessa maneira, elas possuem comportamentos exacerbados que acabam tornando realidade os seus maiores medos. Em outras palavras, são atores ativos em seu próprio sofrimento emocional. 

Eventos de vida que são comuns para muitos são interpretados equivocadamente por essas pessoas, resultando em reações intensas e desproporcionais.

Por conta disso, brigas, conflitos, chantagens emocionais, mudanças de humor e agressividade tendem a ser corriqueiros. Assim, a convivência com indivíduos com TPB pode ser difícil.

Neste post, você aprenderá o que é essa condição, as possibilidades de tratamento e como lidar com ela no cotidiano.

O que é Transtorno de Personalidade Borderline?

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma condição grave que afeta, sobretudo, a autoimagem, o controle emocional e os relacionamentos interpessoais e é caracterizado por um padrão de comportamento hipersensível e impulsivo.

A pessoa com TPB também tem uma autoimagem instável e enfrenta oscilações de humor frequentes.

Por conta disso, eles não toleram a solidão. Os relacionamentos interpessoais sofrem com as tentativas incessantes da pessoa com borderline de evitar um possível abandono, mesmo quando não há indícios de que isso acontecerá. Eles podem recorrer a ações extremas para fazer o cônjuge, parente ou amigo permanecer ao seu lado.

Pessoas com borderline também experimentam episódios depressivos, ansiosos e raivosos. Eles podem durar por dias ou somente algumas horas e não ter nenhuma explicação para a mudança de humor. Nesse estágio de humor alterado, os pensamentos suicidas são comuns e podem levar a tentativas de suicídio.

O TPB também pode existir em concomitância com outras condições, como distúrbios alimentares, ansiedade patológica e desordens do humor.  

Causas do Transtorno de Personalidade Borderline

Alguns fatores colaboram para o surgimento do Transtorno de Personalidade Borderline, como estresse, negligência, abuso, separação dos pais ou morte de um parente durante a primeira infância.

Fatores genéticos também podem corroborar para o desenvolvimento do TPB, embora não se saiba ainda a profundidade total da influência desses elementos em pacientes.

Uma pessoa que possui tendência genética a responder mal ao estresse têm mais chances de desenvolver essa condição se passar por momentos estressantes por um longo período. Além disso, pessoas com parentes de primeiro grau com histórico desse transtorno de personalidade são cinco vezes mais propensas a ter essa condição.

Sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline


Os sintomas desse transtorno de personalidade são complexos e variados, por isso, eles foram separados em tópicos abaixo. 

1. Medo de abandono

Indivíduos com borderline tomam atitudes impulsivas para evitar um possível abandono. Eles ficam com raiva ou sentem muito medo dessa possibilidade, podendo entrar em pânico ao imaginar esse cenário.

É comum que fiquem irritados quando uma pessoa está atrasada ou cancela um compromisso, por exemplo. Esse temor é predominante porque eles associam qualquer sinal de abandono como uma confirmação de que são pessoas ruins.

2. Idealização do relacionamento

A idealização do cônjuge, amigo ou parente faz com que a pessoa com TPB faça exigências irreais, como requisitar que passem mais tempo juntos ou compartilhem segredos.

Na cabeça dela, esse indivíduo é incrível e a ama muito, então não há razão para não querer ficar perto dela. Assim, ela pode acreditar que o indivíduo idealizado não se importa o suficiente quando demonstra condutas contrárias às suas expectativas.

A partir da decepção, esse indivíduo se transforma em alguém ruim. 

3. Irritabilidade

Indivíduos com transtorno de personalidade borderline têm dificuldade para controlar a raiva.

Eles reagem inadequadamente às situações, ficando excessivamente irritados com coisas pequenas e acontecimentos pouco significantes. Expressam o seu desgosto com a situação ou com a pessoa através do sarcasmo, palavras ásperas e amargura.

Fonte: Psitto