Anúncio 02

ANUNCIE AQUI: SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!

HISTÓRIA DOS PIONEIROS DE TURVO/PR - IBEMA – Indústria Brasileira de Madeiras

HISTÓRICO

IBEMA – Indústria Brasileira de Madeiras

Em 1941, Januário de Napoli, fundado, do GRUPO IBEMA, iniciou suas atividades criando uma firma com o seu nome, que se dedicou á exploração dos ramos de sal e açúcar.

Em 1947, ampliou as atividades para atacado de secos e molhados, madeira e fabricação de caixas de beneficiamento.


Em 1953, Januário de Napoli, com muito trabalho e dedicação, e após construir a sede ern Ponta Grossa-PR, consolida e amplia suas atividades para outros Estados, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a constituição de Indústria e Comércio de Sal e Açúcar “De Napoli” Ltda, e, neste mesmo ano visando exportar sua produção constitui a empresa industrializadora de sal, na cidade de Antonina/PR, sob e denominação social de Distribuidora de Sal Mossoró Ltda.

Em 1961, é constituída a Indústria Brasileira de Madeiras LTDA, IBEMA, voltada primeiramente para a industrialização de madeiras em especial da qualidade pinus, por demais visada naquela época. A IBEMA é urna empresa pronta para vencer, em qualquer mercado no presente e no futuro.

Em 1962, d inaugurada a Serraria São Geraldo, em Catanduvas-PR, iniciando a exportação de madeiras em geral.

Em 1963, IBEMA adquiriu e Serraria São Sebastião, em Catanduvas-PR, que constitui a Fazenda São Januário, dedicada ao ramo agropecuário.

Em 1964, é instalada a Serraria Formigas S/A.

Em 1966, através da Prefeitura de Catanduvas/PR, Lei nº 5.359 de 24.06.66, gestão de Danilo Honorino Bernatt, foi criado o Distrito de lbema.

Ainda em 1966 é constituída a empresa exportadora Sbaraini aumentando a capacidade de exportação.

Em 1967, são criadas as empresas Gomes Napoli S/A, e Comércio e indústria Gonali S/A, gêneros alimentícios e, são constituídas as seguintes empresas: IBRACE Indústria Brasileira de Cerâmica S/A, Agro Pastoril Paraná S/A e Exportadora Donabel de cereais.

Em 1971, foi criada a empresa IBETRAN IBEMA transportes LTDA, cruzando fronteiras estaduais e internacionais.

Em 1975, foi criada a empresa AGROIBEMA agricultura e pecuária LTDA.

Em 1976, a IBEMA adquiriu o controle administrativo da firma Irmãos Maia S/A Indústria e Comércio, fabrica de papel com seu principal produto cartolina duplex.

Em 1976, ainda inicia a IBEMA, também a atividade de armazenamento de cereais com a criação da IBEMA Armazém Gerais LTDA, pioneiro no ramo e na região de Cascavel.

Em 1977, com a ideia de ampliar as atividades no ramo madeireiro a título de experiência a IBEMA instalou no Distrito de IBEMA, urna unidade laminadora de madeiras, com grande êxito.

Em 1979, foi criada a empresa IBS Ibema Sementes e Cereais LTDA.

Em Abr/80, como já possuía o controle administrativo de " Irmãos Maia S/A indústria e Comércio, passou a Ibema também o controle acionário com sua denominação social mudada para IBEMA, Companhia Brasileira de Papel, instalada em Faxinai da Boa Vista, Município do Turvo, Comarca de Guarapuava/PR.

Quanto mais crescia o GRUPO IBEMA, tanto mais as empresas adquiriam, a confiança do mercado externo, mais sentia, a necessidade de criar um canal de exportação, que centralizasse todas as operações. Em 1979 ainda, foi criada a IBEMA Exportadora de Madeiras Ltda, sua função essencial no GRUPO, viabilizar a participação das empresas em Exposições/Feiras Internacionais e tornando pública a qualidade de seus produtos, em todos os pontos do mundo.

Em Jan/80, com êxito da unidade laminadora no Distrito de Ibema, resolveu e diretoria adquirir uma outra unidade laminadora, desta vez na cidade de Guarapuava-PR.

Em Jul/80, constitui as empresas: IBEMA – Empreendimentos Florestais Ltda, dedicada ao remo de florestamento e reflorestamento e, CIBESA – Comercial Ibema de Aparas Ltda, para comercializado de aparas de papel e papelão, inclusive para alimentar a fábrica de papel.

Em 31 de dezembro de 1981, a IBEMA constitui juridicamente o GRUPO IBEMA, sendo o primeiro Grupo Empresarial Paranaense, a arquivar os seus atos constitutivos na Junta Comercial do Paraná, com a empresa controladora IBEMA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MADEIRAS S/A, do qual fazem parte as seguintes empresas: IBEMA Industria de Madeiras S/A, BRASPAR- Companhia Brasileira de Papel, IBEMA Indústria de laminados Ltda, IBEMA Empreendimentos florestais Ltda, IBEMA Amazém Gerais Ltda, IBS Ibema Sementes e Cereais Ltda, Ibema Exportadora de Madeiras Ltda, AGROIBEMA Agricultura e Pecuária Ltda, IBETRAN- Ibema Transportes Ltda.

IBRAC Indústria Brasileira de Construções Ltda, e CIBESA Comercial Ibema de Aparas Ltda.

Em 1984 tendo em vista à expansão de negócios e o abastecimento para a sua própria obra, é inaugurada a Usina Hidrelétrica Januário Napoli, localizada no Município do Turvo neste Estado. Depois de quatro anos de estudos e construções, atingiu um potencial para gelar 5.000, Kva, esta usina 1 usina representa a independência energética para a fábrica de papel e a economia de divisas em favor da Nação, e o marco de uma história iniciada e vivida pela família Napoli.

Em 1985, com a ascensão industrial, econômica e financeira e, com um produto madeireiro no mercado "o pinnus", sendo explorado com muito sucesso pela indústria moveleira, época em que ficou conhecido pelo consumidor a Ibema desejando ampliar ainda mais suas atividades, inaugura em Grossa/PR., a fábrica de laminados e compensados de pinnus, baseada num projeto piloto, inédita no Brasil este tipo de industrialização e voltada sempre para a indústria, Ibema inaugura também no Distrito de Ibema, Catanduvas/PR, uma fábrica de papel, para a fabricação de papel fino, tipo embrulho/pacote.

Fonte: Livro sobre a história dos pioneiros de Turvo/Pr - ADM 1982/1983