Anúncio 02

ANUNCIE AQUI: SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!

Bancada feminina do Senado pede voto de repúdio a Ciro Gomes por fala misógina contra senadora

Documento teve a assinatura de todas as 15 senadoras do parlamento; expectativa é que Pacheco coloque o requerimento em votação nesta terça-feira (9)


A bancada feminina do Senado Federal protocolou, nesta segunda-feira (8), um requerimento para propor “voto de repúdio” contra o ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT-CE).

Gomes, em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, se referiu a senadora Janaína Farias (PT-CE) como “assessora para assuntos de cama”. Na ocasião, Gomes fazia questionamentos sobre a relevância política de Janaína Farias.

A senadora assumiu a vaga por ser segunda suplente do ministro da Educação, Camilo Santana. A primeira suplente, Augusta Brito (PT), está de licença.

Em resposta, a senadora Janaína Farias fez críticas a Ciro e disse que acionará a Justiça.

“Ė lamentável que esse tipo de agressão a uma mulher ainda persista na política cearense. Mas a baixaria e a covardia parecem ser uma característica na trajetória desse político. A discriminação, o preconceito e a propagação do ódio contra mulheres é algo detestável. Infelizmente, todos sabem que misoginia é uma característica deste senhor e que deve ser motivo de repúdio por toda a sociedade”, disse.

“Estou indignada que esse senhor aja com tamanha baixaria e covardia, agredindo mais uma mulher. Ele terá que responder na Justiça por proferir tamanho absurdo”, concluiu a senadora.

Expectativa é que pedido seja analisado nesta terça

O documento teve a assinatura de todas as 15 senadoras da bancada. A expectativa das parlamentares é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coloque o pedido em votação já nesta terça-feira (9).

O requerimento uniu senadoras de diferentes espectros políticos. Por exemplo, as oposicionistas Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) assinaram o requerimento. A líder da bancada feminina no Senado é Daniella Ribeiro (PSD-PB), que é vice-líder do governo.

No pedido, as parlamentares afirmam que as falas de Ciro Gomes constituíram “uma clara manifestação de violência política de gênero”. “Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal da desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão.”

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que também ocupa o cargo de procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, além de assinar o requerimento, também divulgou uma nota de repúdio.

“É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade”, escreveu a senadora e procuradora.

A CNN entrou em contato com a assessoria de Ciro Gomes sobre o episódio, mas ainda não recebeu retorno.

Nota da presidência da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal

Nota de repúdio

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal manifesta repúdio e indignação em relação às falas machistas e desrespeitosas feitas pelo senhor Ciro Gomes contra uma senadora da República, nossa colega Janaína Farias (PT-CE). É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade. A Procuradoria reitera sua solidariedade à senadora Janaína Farias e reitera estar a seu lado em todas as medidas legais cabíveis e no encaminhamento do caso aos órgãos públicos competentes.

Também já assinei manifestação da bancada feminina do Senado repudiando a atitude do senhor Ciro Gomes.

Senadora Zenaide Maia (PSD-RN)

Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal

Fonte: cnnbrasil